REGRAS DO BEACH TENNIS: DIMENSÕES DA QUADRA

REGRAS DO BEACH TENNIS: DIMENSÕES DA QUADRA

O Beach Tennis é um esporte para todos e que tem ganhado muitos adeptos entre moradores das grandes cidades que querem se sentir mais perto da praia. Mas, como todo esporte, tem regras específicas para auxiliar o desenvolvimento da modalidade de forma unificada.

Para que ninguém fique de fora do jogo, a KONA inicia uma série de publicações sobre as regras do Beach Tennis. Neste primeiro texto, aprenda mais sobre as medidas da quadra.

Esporte praticado mundialmente, jogado em duplas, mistas ou do mesmo gênero, ou individualmente, o Beach Tennis tem uma quadra de tamanho padronizado pela Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês). Suas dimensões formam um retângulo de 16 metros de comprimento por 8 metros de largura, sendo esta reduzida para 4,5m nas partidas de simples.

Ela é dividida ao meio por uma rede suspensa, presa a dois postes nas laterais da quadra, preenchendo por completo o espaço. A altura da rede é de 1,70m para partidas femininas ou mistas profissionais e para todas as categorias amadoras, e 1,80m para os jogos masculinos profissionais. Sua malha deve ser firme e apertada para evitar que a bola passe diretamente por ela, e uma fita deve cobrir o cordão que liga suas pontas aos postes das extremidades.

Após o preparo da rede, é importante verificar se as linhas da quadra estão firmes e nas medidas corretas. A largura das linhas laterais costuma ser de 5cm. Todas as marcações devem ser feitas da mesma cor e contrastando com a superfície da areia. Nas laterais da quadra, as fitas devem possuir marcações a 3,0m da rede, em todos os lados, sinalizando a área onde não é permitida a entrada dos atletas antes do saque.

Não esqueça que as delimitações da quadra podem se alterar pelo movimento da areia. Por isso, vale conferir e ajustar as linhas entre os pontos, sempre que houver necessidade. Quadra alinhada, é só começar a partida!

Não perca os próximos materiais sobre regras do Beach Tennis aqui no Blog da KONA. E se você tem alguma dúvida sobre a modalidade, manda pra gente! Teremos o maior prazer em responder por aqui!

KONA. A evolução do Beach Tennis.

Voltar para o blog